Entre em contato
(61)9 9233-2871
diretor@lctv.com.br
LCTV - Atividades Parlamentares direto do Congresso Nacional
O Congresso Nacional a um clique de você 

Adiada votação de projeto que dispensa visto de turistas de quatro países


28/03/2024



Mario Agra / Câmara dos Deputados

A Câmara adiou a votação do Decreto Legislativo 140/23, que dispensa de visto de entrada no Brasil os turistas dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e do Japão. O projeto suspende decreto do Poder Executivo que retomou o critério de reciprocidade e voltou a exigir o visto para turistas vindos desses países.


O deputado Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo, afirmou que o Executivo publicará novo decreto para mudar o prazo de início da vigência da exigência dos vistos para 10 de abril de 2025 e não mais 10 de abril de 2024. O prazo de vigência inicial era 1º de outubro de 2023 e já foi adiado duas vezes.


De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), as relações com essas quatro nações são relações bilaterais diferentes. "A gente entende a posição do governo, mas não é a da maioria desta Casa e da maioria dos órgãos de turismo", disse.


Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto dispensando a apresentação de visto para turistas residentes nesses países. Pela norma de 2019 revogada, os turistas poderiam permanecer no Brasil por até 180 dias, sem a necessidade de visto, para turismo, negócios, trânsito, atividades artísticas e esportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional.


O presidente Lula determinou que o Itamaraty voltasse a exigir o documento. A avaliação se deu com base no princípio da reciprocidade, já que turistas brasileiros precisam de visto para visitar esses países.


O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) afirmou que apenas outros três países na América Latina além do Brasil (Cuba, Bolívia e Venezuela) seguem o princípio da reciprocidade. "Esses países colocam essa exigência de vistos, infelizmente, porque muitos desses nacionais vão para lá para ficar e não para fazer turismo. O inverso não é verdadeiro", disse.


“Não há sentido algum que o Brasil abra mão desse princípio [da reciprocidade] consagrado no direito internacional”, disse o líder do PT, deputado Odair Cunha (PT-MG). Segundo ele, a política é necessária e “altiva”. Odair Cunha ressaltou que o Japão não exige mais visto para brasileiros. A medida é para turistas em viagens de até 90 dias e vale até 29 de setembro de 2026.



Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Wilson Silveira


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Por LCTV 16 abr., 2024
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove homenagem nesta quinta-feira(18)
Por LCTV 16 abr., 2024
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (17) sobre a colaboração premiada
Por LCTV 02 abr., 2024
Proposta pode ser encaminhada diretamente ao Senado
Por LCTV 01 abr., 2024
O texto não permite a retirada da prótese metálica para inspeção sem suspeita fundada
Por LCTV 29 mar., 2024
Relator do caso deve ser escolhido na próxima reunião do conselho
Por LCTV 21 mar., 2024
Texto será enviado à sanção presidencial
Por LCTV 20 mar., 2024
A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher
Por LCTV 18 mar., 2024
Proposta aumenta pena para estelionato em campanha on-line fraudulenta Pena pode chegar a 10 anos de prisão; proposta será analisada pela Câmara dos Deputados 18/03/2024 Elaine Menke/Câmara do Deputados
Por LCTV 18 mar., 2024
Possibilidade também se aplica a motorista responsável por pessoa com deficiência
Por LCTV 07 mar., 2024
Demais eleições foram marcadas para a semana que vem
VEJA MAIS
Share by: